domingo, 25 de setembro de 2011

GALILEU E A INQUSIÇÃO

Em 1612 a doutrina de Copérnico de que a terra se move em volta do Sol (Teoria heliocêntrica) foi considerada herética pela Igreja. Em 1616 a obra copernicana foi proibida, e foram impostas restrições às pesquisas de Galileu, que foi obrigado a assinar um decreto da Inquisição, que declarava ser meramente hipotético o sistema heliocêntrico.

Em 1632 é publicada a obra-prima de Galileu, “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo “, em que o autor faz a comparação entre o sistema geocêntrico e o sistema heliocêntrico. Os opositores de Galileu denunciaram a obra como sendo contrária às Sagradas Escrituras, e em Outubro desse ano Galileu é chamado a Roma para enfrentar um tribunal do Santo Ofício, e é proibida a venda da sua obra.

Em Abril de 1633 Galileu compareceu perante uma comissão de cardeais encarregados de examinarem as acusações que lhe tinham sido feitas. Durante os dois meses de prisão, ameaçaram-no com torturas, caso não negasse as suas teorias. Com quase 70 anos e muito doente, Galileu foi obrigado a negar as suas ideias, sob pena de ser queimado vivo como herege. Conta-se que depois de se ter retratado do que pensava sobre o movimento da Terra, não deixou de murmurar em voz baixa: “Eppur si muove”! (E contudo, ela move-se!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário