domingo, 25 de setembro de 2011

Galileu Galilei


Introducão

Galileu Galilei é uma das figuras mais marcantes do Renascimento.

O renascimento trouxe um interesse permanente pela investigação e observação da natureza. Os descobrimentos científicos determinaram uma mudança radical na concepção da terra e do universo. Pela primeira vez, a razão e o método experimental evidenciavam a sua superioridade sobre a tradição, entrando em choque com as teses oficiais da Igreja.

Galileu visualizou não só um Mundo Novo, mas também uma nova perspectiva sobre todo o Cosmos. A sua forma de analisar os fenómenos naturais e de os estudar, fizeram dele o pai da ciência moderna, fundador do método experimental.

O sucesso com que ele aplicou as suas técnicas para analisar os movimentos, abriu o caminho para a matemática moderna e para a física experimental.

Galileu foi matemático, físico, astrónomo, naturalista e escritor.

É o autor da célebre fase “E contudo, ela move-se! “ ( Eppur si muove ) uma personagem central na história da Humanidade.

Galileu nasceu em Fevereiro de1564 na cidade de Pisa. O pai, Vicenzo Galilei, um aristocrata florentino, era compositor, cantor, alaudista, violinista e também teórico musical. O pai de Galileu possuía também uma grande aptidão para a matemática, que como se verá adiante terá sido herdada pelo filho.

Na infância, Galileu demonstrou uma criatividade fora do comum, tendo imaginado e construindo alguns instrumentos. O pai ensinou-lhe música, e ele destacou-se como instrumentista, tocando alaúde e órgão.

As primeiras letras foram aprendidas numa escola de monges beneditinos, e com treze anos Galileu manifestou vontade de seguir a carreira eclesiástica, mas o pai discordou totalmente.

Anos mais tarde, e para obedecer aos desejos do pai, inscreveu-se na Universidade de Pisa no curso de Medicina, mas era um péssimo aluno, e não chegou a concluir o curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário