domingo, 25 de setembro de 2011

PRINCIPAIS DESCOBERTAS

Em 1590, Galileu publicou um tratado sobre o movimento ( De Motu ), em que contraria as leis do movimento de Aristóteles. Segundo Aristóteles, os corpos mais pesados deveriam cair mais depressa do que os mais pesados, enquanto que Galileu demonstrou que, no vácuo, todos os corpos caem com a mesma velocidade, independentemente do seu peso ou forma.

Conta-se que para demonstrar a sua teoria Galileu reuniu os maiores sábios da Universidade, subiu ao alto de Torre de Pisa e de lá atirou duas bolas de canhão, de pesos diferentes, que atingiram o solo ao mesmo tempo. Diz-se que os professores preferiam continuar a acreditar nas velhas teorias do tempo de Aristóteles, a acreditarem naquilo que os seus próprios olhos tinham visto.

A partir dessa altura, devido à sua posição em relação às teorias aristotélicas, Galileu começa a ter problemas na Universidade, acabando por ser afastado do seu cargo de professor.

Galileu foi o fundador da dinâmica, a ciência que estuda os corpos em movimento.


Um dos relógios de pêndulo


Em 1592, Galileu foi convidado para professor da Universidade de Pádua.

Durante 18 anos, desenhou pontes, fortalezas e diversas máquinas militares e inventou instrumentos para diversas medições matemáticas. De toda a Europa vinham estudantes para ouvirem os seus ensinamentos e teorias que contrariavam o saber aristotélico.

Em 1609, Galileu tomou conhecimento que um holandês descobriu que, juntando duas lentes, num tubo, a 30cm uma da outra, conseguia observar objectos a grande distância.

Galileu construiu então o primeiro telescópio, e foi através deste instrumento que nasceu a astronomia como ciência.

As primeiras observações astronómicas importantes de Galileu tiveram como objecto a Lua, e entraram em choque com os ensinamentos de Aristóteles, que afirmara, séculos antes, que a Lua era uma esfera lisa dotada de brilho próprio. Galileu observou que a superfície da Lua era marcada por vales e montanhas e que a luz que dela provinha era reflectida.

Galileu fez ainda descobertas importantes em relação à Via Láctea, aos satélites de Júpiter, e à forma peculiar de Saturno. Todos estes factos vieram defender a teoria heliocêntrica, (defendida por Copérnico), ao mesmo tempo que aumentavam a fama, mas também os problemas, de Galileu.


21 comentários:

  1. interesante não compreendi mais muito interesante

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi,e achei muito legal,e interessante,pois ajudou a minha pesquisa de ciências,que era pra fazer um pequena biografia de GALILEU GALILEI <3 adorei parabáns!!

    ResponderExcluir
  3. eu entendi e ajudou tbm a minha pesquisa de cienc

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo Site que Possa Fazer Umas das Principais Descobertas de Galileu Galilei!
    Achei Muito Bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Um ótimo Site que Possa Fazer Umas das Principais Descobertas de Galileu Galilei!
    Achei Muito Bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Aos que não entenderam: QI de vocês ta abaixo do normal. Se não tem conhecimento sulficiente do asssunto,não critiquem o trabalho alheio.
    Ao autor,parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. galileu tem toda a razao aristoteles esta errado

    ResponderExcluir